Resenha: Surpreendente, por Maurício Gomyde

quinta-feira, maio 04, 2017



Título: Surpreendente
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
             Quant. De Páginas: 172            

                                                      Estrelas: 5/5                                                    


Sinopse: "Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos."




Olá meus amores,
Hoje trago pra vocês a resenha de um livro maravilhoso que eu recebi em parceria com o autor Mauricio Gomyde. O nome do livro é “Surpreendente”, e, realmente, o título honra a história toda.

Você provavelmente já ouviu ou leu, pelo menos uma vez, leitores e blogueiros falando bem desse livro. Não é a toa, pois, a narrativa, foi uma das melhores que eu já li. Mas antes de dar minha opinião, vou contar um pouco sobre a história.

  

“Nossa vida é feita de um monte de momentos inesquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?”
Pág 49


O livro conta a história de Pedro, que, quando criança, recebeu um diagnóstico dizendo que ele carregava um problema  em sua visão. Isso iria fazer com que perdesse sua vista antes dos 20 anos. Mas, com um avanço tecnológico, foi possível fazer com que  Pedro não  ficasse cego, e sim, enxergasse com um pouco de dificuldade.

Pedro, apaixonado por cinema, literatura e música, acredita que, todos esses itens fazem parte da santíssima trindade e que juntos são capazes de salvarem os seres humanos. Com o intuito de ajudar as pessoas, criou um projeto em sua cidade, que se chamava Cinema Felicidade.

Um de seus objetivos é gravar um longa-metragem para que pudesse concorrer ao tão sonhado Cacau de Ouro. Infelizmente, Pedro recebe uma notícia que abala um pouco sua vida, mas, empenhado e com força de vontade, não desiste e segue com sua meta.

Decidido, ele embarca em uma viagem com seu amigo Fit, sua colega Mayla, e Cristal, por quem acha que está apaixonado.






“O pai é a música. O Filho, a literatura. E o Espirito Santo tem uma câmera na mão e uma ideia na cabeça.”
Pág 76.





Não vou me aprofundar mais na narrativa para não gerar spoilers e atrapalhar a leitura de vocês. Se me pedissem para resumir essa obra em uma palavra, eu diria: SURPREENDENTE. Parece irônico, não? E é mesmo, por isso, na abertura da resenha, eu disse que o título honrava muito bem a história.

Quando me inscrevi na parceria com o autor, pensava que o livro  tinha um gênero voltado para a autoajuda, mas não, ele não tem essa temática. Na verdade, um misto de gêneros são abordados ao longo da leitura, como por exemplo, aventura, romance e ação.

Uma mensagem que o autor, mesmo que indiretamente, deixou para nós é que, apesar dos altos e baixos que a vida nos reserva, somos capazes de enfrenta-los como verdadeiros guerreiros, não devemos desistir nunca e sim, precisamos seguir em frente.

Boa Leitura!

 



Onde Comprar:

Saraiva | Submarino | Americanas | Amazon









You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá Luíz!
    Eu não conhecia a obra em questão! (risos)
    Fiquei contente com a resenha que expuseste, faz bem o meu estilo de resenhas, onde deixamos os leitores bem curiosos para ler a obra e expomos alguns detalhes que certamente farão toda a diferença na apreciação deles!
    Parabéns também pelo design do blog, está muito bonito! ^^

    Abraço,
    João

    https://thesphinxchronicles.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Conheci esse livro recentemente e já o comprei (Obrigado pela promoção Saraiva) e estou bastante ansioso para a leitura! Não leio muito autores nacionais, mas pretendo mudar isso. Na verdade, já comecei, não é mesmo?

    blogabstraindoideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Subscribe