RESENHA: Eu sou brasileiro, me respeite, por Renata Ramos

dezembro 07, 2017


Título: Eu sou brasileiro, me respeite!
Autor: Renata Ramos

COMPRE NA AMAZON:  CLIQUE AQUI


Resultado de imagem para sou brasileiro me respeiteEu sou brasileiro ! Me respeite !
É um livro que fala sobre os pequenos detalhes do comportamento do brasileiro , que pode ser melhorado mudando alguns hábitos .
Um livro i
ntrigante que mexe com o " bril " do brasileiro ao mesmo tempo que convida-o a mudar de lado e fazer as coisas mais corretamente.
Pequenos detalhes que podem mudar significativamente a vida das pessoas e consequentemente a rua , o bairro , a cidade , o país ... E se não mudar pelo menos a mudança pessoal já é por si só a grande mudança .
A autora apresenta também o estilo holandês de viver e mostra um pouco o funcionamento da sociedade holandesa e porque lá as coisas funcionam e no Brasil não ! 
Algumas passagens de situações vividas que a fizeram modificar seus hábitos e se tornar alguém melhor .
Uma reflexão para olhar para si próprio e decidir como quer ser e agir ; 
"Um ser respeitado e honesto " ou " Um ser não respeitado e não honesto "


Durante toda a leitura, somos apresentados a um ponto de vista onde podemos visualizar detalhes e hábitos que podem ser mudados na cultura brasileira. A autora nos mostra o porquê de a sociedade brasileira estar cada vez se tornando inferior e expressa “dicas” de como isso pode ser alterado para melhor. Nós, brasileiros, temos ações e fazeres que já são de nosso convívio, mas alguns deles podem ser um tanto cruéis. Na narrativa também podemos ver como é a vida na Holanda, país no qual a escritora se situa no momento, e o quão aquele lugar parece ser maravilhoso.

Creio que nunca li um livro onde tive uma opinião dividida, vou explicar o motivo de esse ter me deixado assim. Sou brasileiro, e não vou negar que nosso país está cada vez na pior, mas também não posso ser hipócrita ao ponto de falar que só temos coisas ruins, porque não é a verdade. Na obra percebi que a autora tenta nos alertar de que aqui não é um bom lugar para crescer/evoluir e isso me incomodou um pouco.

Também podemos observar, durante a leitura, que a vida na Holanda é linda, mas senti falta das críticas daquela região, me fez parecer que lá é um jardim colorido, e o Brasil um bosque obscuro.

Porém, adorei essa “comparação” entre ambos os lugares. A autora nos mostrou o quão sua vida ficou melhor após essa mudança, depois de ter saído daqui e ido para lá. E tentou abrir nossos olhos para que pudéssemos ver que se tivermos a oportunidade de viver em um lugar mais desenvolvido, devemos agarrar sem pestanejar.


É um livro que, com certeza ainda dividirá a opinião de muitos leitores, e indico essa leitura a você, que assim como a autora, acha possível que uma mudança seja melhor do que permanecer aqui, ou a você, que assim como eu, pensa que a vida aqui também pode ser maravilhosa, basta saber aproveitar. 

Já publiquei uma resenha de outro livro da autora, cujo título é Amor próprio", uma história baseada na vida da escritora, contando sua experiência com o vício e reabilitação. CLIQUE AQUI para ler. 







You Might Also Like

1 Comments

  1. Não conhecia o livro, adorei sua resenha <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Instagram

Subscribe