Como ter foco e motivação nos estudos

maio 30, 2018



Meio do ano chegando, provas bimestrais, estudos para o vestibular, trabalhos... como não enlouquecer? Parece difícil manter o foco em meio à tantos desafios, porém hoje vim salvar a sua vida (Risos) com esse post que irá fazer você turbinar seus estudos.

É frustrante quando você lê páginas e mais páginas de um livro didático, ou assiste a diversas vídeo aulas e no fim percebe que não aprendeu coisa alguma. Isso pode ser reflexo de desconforto, ou a falta de um lugar apropriado para estudos (falaremos sobre isso já já) e até mesmo uma distração do nosso queridinho celular.

DICAS DE FOCO E MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR

1 - Pense no futuro.
Qual seu projeto de Vida? Te dou alguns segundos para refletir - contando os segundos........ - E aí, pensou? Calma lá meu caro amigo, se você ainda não possui um PV, não se desanime, irei ajudá-lo a descobrir, porém isso é tema para outro post.

Tenha em mente que o esforço que você está tendo agora será recompensado no final. Por isso, sempre que estiver desanimado ou desfocado lembre-se daquele emprego dos sonhos ou faculdade/curso tão desejado que não sai de seu pensamento. Isso irá te ajudar a NÃO DESISTIR e continuar estudando para alcança-los.

Você pode criar uma lista de objetivos e nela estabelecer tópicos com situações que quer conquistar à curto, médio e longo prazo. Com isso, toda vez que sentir-se triste ou que está procrastinando, basta olhar para ela e enxergar que é necessário toda essa dedicação para adquiri-los.

2-  Pinterest.
Um aliado diário que possuo é meu coleguinha Pinterest. Nele encontro minhas maiores motivações para levantar cedinho todos os dias e a focar nos estudos. Frases, imagens e outros fatores que encontro nele são indispensáveis para deixar de lado a procrastinação.

Uma situação que tem me ajudado bastante é colocar frases motivacionais no tão temido alarme do celular, assim, quando acordo cheio de olheiras e sem vontade alguma de levantar, percebo que todo esse sofrimento” é necessário e me ajudará futuramente.




3- Recompensas.
Se você imagina que ao começar a estudar, suas séries, leituras e hobbies devem ser deixados de lado, está completamente enganado. Eles devem ser usados como recompensas. Ué, mas como assim Luiz?

Sim, isso mesmo. Todos nós sabemos – ou deveríamos saber – que QUANTIDADE não significa QUALIDADE. Uma dica que lhe dou é fazer intervalos durante as sessões de estudo. No decorrer dessas pausas, você pode assistir a um episódio daquela série atrasada ou ler um capítulo da sua leitura atual, usando-os como recompensa. 

Mas calma lá estudante!!! Não adianta correr com o conteúdo ou ficar pensando nos hobbies enquanto estuda, pois assim o esforço não terá valido a pena. Use esses prêmios de gratificação com consciência.

4- Local apropriado.
Você não precisa ter um escritório ou Home Office daqueles que babamos no Pinterest ou instagram para poder estudar. Quando me refiro à “Local apropriado” estou querendo lhe dizer que ter um ambiente onde você se sente bem e confortável é fundamental para alavancar os estudos. Este lugar pode ser a mesa da cozinha, um espacinho no quarto, em baixo de uma árvore ou até mesmo em cima do telhado, MENOS em sua cama.

A cama é um problema sério para estudantes. Pois nela o conforto chega a ser tão grande que acabamos dormindo enquanto assistimos à uma vídeo aula (não que isso tenha acontecido comigo enquanto eu estudava para uma avaliação de física – rindo de nervoso-).

Afaste-se de travesseiros, colchões e derivados, pois estes são distrações, deixe-os apenas para os momentos de recompensas.


5- Supere a si e não aos outros.
Durante todo o ensino médio somos pressionados pelos professores, que nos fazem temer os concorrentes dos vestibulares, e os mesmos nos dizem que há muita gente capacitada lá fora se preparando para essas provas enquanto estamos na zona de conforto. Concordo em partes com esses dizeres. Você não deve superar os outros, mas sim SE superar, ou seja, você não precisa ser melhor que ninguém, basta saber das suas dificuldades e procurar melhorar, auto superando-se.

Vamos supor que no seu curso dos sonhos, há apenas 30 vagas. Não pense que são 30 concorrentes, pense que são 29 concorrentes e 1 vaga que já é sua. Quando você cogita isso, automaticamente seu cérebro irá ficar mais alerta e apto a conquistar essa vaga.


6- Relaxe.
Ahhh como é bom relaxar. Beba água e refresque seu cérebro, pois o coitado merece descanso após tanto trabalho. Nessas folgas procure também cuidar da saúde, faça uma caminhada, jogue vôlei, futebol e outros esportes, ou até mesmo tire aquele cochilo gostoso <3 Com isso você se sentirá apto e voltará turbinado aos seus estudos.

7- O fracasso é seu aliado.
Poxa, é tão triste quando não conquistamos a vaga, algo que tanto queríamos ou tiramos aquela nota baixa. A reprovação não é sinal de incapacidade, mas significa que você deu seu melhor e de agora em diante irá se esforçar ainda mais. Além disso, é válido lembrar que tal nota insatisfatória não é reflexo das horas estudadas ou que você não domina o conteúdo. Ela também depende da Ansiedade, condições emocionais e físicas.

VOCÊ QUER? ENTÃO VOCÊ PODE E CONSEGUE. Muito obrigado por lerem até aqui, não se esqueçam de comentar suas sugestões para outros posts relacionados a estudo e quais são seus métodos de motivação. Beijão Amores!

You Might Also Like

8 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei tudinho! ♡ Vou tentar pôr em prática (inclusive a parte sobre a cama... snif snif').
    Obrigada pelo esforço e pelo post!
    Um abraço com muito carinho ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amor ♡
      Fico feliz que tenha gostado. Bora botar em prática todas as dicas e alavancar nossos estudos, yeaaah.
      Magina amor ♡

      Excluir
  3. Adorei as dicas🙏Vão me ajudar muito 😅

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê. Fico feliz que tenha gostado ♡
      Muito obrigado por comentar, BEIJÃO!

      Excluir
  4. Ahhh obrigada de verdade. Tenho certeza que essas dicas vão me ajudar bastante, você é um anjo cara :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê amor ♡
      Fico muito feliz que tenha gostado. Espero que te ajudem mesmo,
      Beijão ♡♡

      Excluir
  5. muito legal teus posts, Luiz!!! vou tentar colocar tudo em prática, tô há um tempo tentando melhorar nessa parte e conseguir motivação, e tuas dicas com certeza vão ajudar! valeu s2s2

    ResponderExcluir

Subscribe