RESENHA: O despertar de um amor, por Cleia Lira

novembro 07, 2017



TÍTULO: O despertar do amor
Autor: Cleia lira
Quant. De págs: 61
Onde comprar o ebook: CLIQUE AQUI
Nota: 4/5

Resultado de imagem para o despertar de um amor cleia lirasin0pse: O Despertar de um Amor, conta a história de uma jovem tão doce e delicada que se transformou numa guerreira no pior momento da sua vida. Existe um velho ditado popular que diz: “só sabemos a verdadeira força de uma pessoa, quando ela precisa enfrentar uma adversidade. ” É exatamente nesse momento que vamos conhecer a Carol, estudante de Letras. Em 1971 ela encontrou seu primeiro amor, mas junto com ele vieram os conflitos, as lutas dos brasileiros, em especial as mulheres pela liberdade de expressão e o direito de ir e vir quando almejasse, durante a ditadura militar no Brasil. Esse conto é apenas um recorte desse momento tão importante da nossa história, mas sem dúvidas, vale a pena ler, suspirar, sorrir e chorar ao passar por cada página. 






Carolina Bittencourt é uma senhora que já passou por muitas experiências em sua vida, não só amorosas, como também de tortura e agressão, na época da Ditadura Militar no Brasil. Nesse período, os seres humanos deviam seguir rigidamente às regras, sem o direito de imporem sobre qualquer tipo de assunto ou ato e foi aí que a protagonista passou os piores momentos de sua vida.

Sua neta, Júlia, está precisando ouvir histórias de alguém que admira para realizar uma tarefa escolar, e sua escolha é direta: sua Avó. Durante um longo percurso de tempo, onde o leitor é encaminhado ao passado, Carolina relata os principais fatos de sua adolescência, sua paixão de universidade, sua nova vida dividindo uma moradia com uma colega de quarto e sua rotina de estudos.

Em sua estadia na faculdade, surge a oportunidade de fazer parte do jornal, aliás, um guia onde contém textos escritos pelos alunos de Letras e Jornalismo. Em uma das reuniões conhece Daniel, o reitor do grupo, que estava explicando sobre uma possível aliança com o Partido Comunista. Em um desses encontros, o garoto pede para que algumas pessoas se voluntariem para a distribuição de panfletos, e é claro que nossa protagonista não iria perder uma oportunidade dessas de se aproximar de Daniel. É a partir daí que a vida de Carolina muda completamente, tanto no lado amoroso, quanto pelo fato de que poderia ser presa por realizar essa atividade. 



Para não dar spoilers, paro a introdução da história por aqui, pois como é um conto curto, se eu dizer mais coisas, acabarei entregando tudo para vocês.

Um ponto muito relevante na escrita da autora é o motivo de que ela passa aos seus leitores a certeza de tudo aquilo que ali descreve. Nos agradecimentos, ela diz que foi uma nova e única experiência, pois conhecia pouco sobre a Ditadura Militar no Brasil, o que a levou a inúmeras pesquisas e questionamentos à professores de história.

Livros que tratam de acontecimentos históricos não me chamam nenhuma atenção, mas a Cleia Lira conseguiu misturar o romance à essas passagens, o que me entreteve de uma maneira incrível.

Como já mencionado anteriormente, “O despertar de um amor” é um conto e que pode ser lido em pouquíssimas horas. Com certeza, se essa história fosse expandida, daria um bom compilado de fatos, e poderíamos tirar altas lições, não só sobre a Ditadura Militar no Brasil, mas também sobre como alguns fatos do passado ainda estão imersos na sociedade atual.

As ilustrações desse livro estão perfeitas, é todo desenhado e os nomes dos capítulos estão em letra cursiva, algo totalmente fofo e agradável na hora da leitura.


Indico essa obra a você, que tem interesse em assuntos históricos, que assim como eu é um romancista de plantão e até mesmo a tu, que gosta de livros que navegam entre passado e presente, de uma maneira clara. O livro contém um final completamente inteligente, ao mesmo tempo curioso e eu, assim como a neta Júlia, ficamos duvidosos quanto ao término da história de Carolina. 

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Instagram

Subscribe