Como ter um Instagram Literário de Sucesso?

outubro 10, 2017



Olá meus amores.
A pedido de algumas pessoas, hoje eu trago um post especial e com diversas dicas de como alavancar seu Instagram literário. O Mundo dos livros, em apenas dois anos, já alcançou quase 18 milhões de visualizações em suas postagens, e durante todo esse tempo, foram utilizados a maioria dos métodos que estão a baixo. Vamos lá? 

QUALIDADE DAS FOTOS

Quando a pessoa entra em seu perfil, ela procura fotografias que lhe agradem e a façam querer voltar sempre. Para muitos, tirar uma foto criativa e bem trabalhada, é o pior pesadelo, então irei citar algumas coisas que podem fazer com que suas fotos tenham um toque a mais de profissionalismo.

- CENÁRIO: Existem diversas possibilidades de fundos para você adicionar às suas fotos: os listrados, madeiras, claros, escuros, natureza... basta encontrar um que ache interessante e torná-lo o seu feed. Você pode imprimir em papel sulfite, comprar uma cartolina, usar contact, opções é o que não falta.

- COMPOSIÇÃO: Estamos cercados de objetos magníficos que podem dar um tom a mais de complemento em nossas fotografias, falta apenas pararmos e olharmos a nossa volta para enxerga-los. Folhas, canetas, livros, itens velhos, garrafas e até mesmo peças de roupas podem ser usadas. Mas se a falta de criatividade não te deixar produzir, use o aplicativo que salva vidas a todo momento, o PINTEREST. Lá você encontra uma diversidade enorme de ideias para suas fotos e pode se inspirar para compor as mesmas. Mas antes de tudo, lembre-se: É para se inspirar, e não copiar, PLÁGIO É CRIME!         

Ps: Livros famosos sempre dão bons números de curtidas nas fotos. Dê um jeito de acrescentá-los à sua composição. Comigo os que mais funcionam são: A Seleção, Harry Potter, os livros da Paula Pimenta e Jojo Moyes.
#pegaessadica! #issoémarketingmeuzamores

- EDIÇÃO: É aí onde a mágica acontece. Uma foto bem editada e com um efeito bem selecionado chama a atenção das pessoas. Você pode até salvar uma imagem que seria excluída da sua galeria depois de editar. Os aplicativos que eu uso e confio são:  Vsco Cam, Facetune, PicsArt, AirBrush, Snapseed, Lightroom e TADDA (Desfocar o fundo).

Além deles, o próprio Instagram fornece uma vasta quantidade de filtros e ferramentas que podem deixar suas fotografias ainda mais chamativas. Vou deixar aqui duas fotos iguais, uma editada e a outra não, para vocês verem como uma edição pode mudar totalmente o resultado de uma foto. 




Horários e dias de postagem

Se engana quem pensa que a qualquer hora e a qualquer dia da semana as fotos têm o mesmo alcance e o mesmo número de curtidas. Isso varia de perfil para perfil. No meu caso, por exemplo, as fotos com mais likes e interação são as que foram postadas nos horários: 11:00, 18:00 e 20:30. Para a Suzane do @memoriasdeumaleitora, os melhores horários são a noite, entre 18:00 e 20:00, mas para a Ágata do @aromanceira os posts tem mais alcance na parte da manhã, entre 6:00 e 11:00, pois segundo ela, as pessoas estão acordando e a primeira coisa que fazem é olhar as redes sociais.

Está vendo como há variação entre as duas? Cada uma conhece bem o seu público, basta você conhecer o seu e seguir em frente.

Há quem diga que o domingo é um dos melhores dias para realizar as postagens. Para mim, não é bem assim. De segunda a sábado, meus posts tem um bom alcance e interação. Mas aos domingos parece que os seguidores esquecem que eu existo haha. Porém isso também varia muito de perfil para perfil. O que você pode fazer para descobrir os melhores dias e horários é começar a observar e analisar seus posts durante uma semana. Faça uma tabela, conforme mostra a imagem a seguir, a partir dela, você terá uma base, passará a conhecer melhor o seu público, e saberá quais são os melhores momentos da semana para realizar as postagens. 


Preencha as lacunas de acordo com os seus resultados, e ao completar, veja quais são os melhores dias e melhores horários. 

USE hashtags.

Este é um dos principais fatores que levam você ao alcance de bons resultados. Como estamos falando sobre o bookstagram, vou deixar aqui as principais e mais acessadas para que vocês possam utilizar. Mas não use muitas, pois o Instagram tem suas limitações e pode chegar a te bloquear.

Pack 1: 

Pack 2: 


Qualidade dos posts

O que te diferencia dos outros, é a maneira como você produz seu conteúdo. Quando um post é escrito e trabalhado com dedicação, o reconhecimento pode ter mais chances de vir à tona. Texto revisado, sem erros gramaticais, com uma mensagem a passar... esses e mais fatores ajudam no seu crescimento. Além disso, deixe sempre seu ponto de vista verdadeiro a respeito do livro, série ou filme, pois seus leitores saberão que podem contar com essa opinião e irão comprar/assistir por sua indicação. 


Título e foto de perfil

O Instagram é repleto de gente criativa e que já conquistou o seu espaço. Por que não fazer parte desse grupo de criadores? Um nome bem pensado e trabalhado, pode mudar o rumo do seu perfil para melhor. Quando for escolher, brinque com as palavras, escreva em um caderno todas as coisas que gosta de fazer e o que você vai falar em suas postagens, depois, faça uma junção entre elas e veja o que dá. As vezes uma palavra considerada estranha, pode ser a mais adequada. E o mais importante: Seja único. Escolha um título ainda não usado por ninguém em nenhuma rede social, pode parecer difícil, e realmente é, mas ainda assim é possível. Quando mais criatividade e diferença, mais pessoas ficarão curiosas e irão acessar seu perfil.

Uma foto de perfil chamativa pode gerar altos níveis de engajamento. Seja inovador, use cores chamativas e uma fotografia que instigue os leitores a entrarem e lerem seus posts. Esse será seu logo, sua marca, ou seja, quando a pessoa ver essa foto em algum lugar, irá relacionar imediatamente ao seu perfil. 

Biografia

Sua biografia deve conter os seguintes elementos:

- NOME: O texto digitado nesse campo fica em negrito na parte superior de sua Biografia. Nele você pode colocar o nome do seu perfil e palavras-chave. São permitidos 30 caracteres para inserir tudo o que quiser, então temos que ser humildes e resumir ao máximo.

- SITE: Caso tenha um blog, fan page ou quelquer link que queira divulgar, coloque nesse campo, para que os seus seguidores possam conhecer.

- DESCRIÇÃOAgora mande a ver. Digite e defina seu perfil em 150 caracteres, seja criativo e tente resumir ao máximo.

- USE EMOJIS PARA SEPARAR AS LINHAS: Os emojis deixarão sua bio mais colorida, chamativa, com uma aparência visual mais agradável e captarão a atenção dos visitantes.  

No meu caso, coloquei o tema principal do perfil, que é livros, meu nome e o da outra administradora, as editoras nas quais temos parceria, e o blog. Além de alguns emojis para deixar mais bonitinho.



Responda os seus seguidores e interaja em outros perfis

Nunca deixe seus leitores no famigerado “vácuo”, isso destrói toda a sua credibilidade. Quando você cria um vínculo de relação, eles vão ter em mente que podem fazer perguntas, pedir indicações ou qualquer outra coisa, e que vão obter respostas. Isso irá aumentar seus níveis de engajamento.

Interagindo em outros perfis, as chances de mais pessoas te conhecerem, serão maiores. Comente em feeds que tratam o mesmo assunto que você, pois o público é semelhante, e os navegantes irão querer conhecer seu trabalho. Mas nada de SDV “Sigo de Volta”, “Me segue, retribuo”, e outras coisas nesse estilo, pois isso vai acabar com seu profissionalismo e espantar as pessoas que iam te seguir. Leia realmente o post da pessoa e comente algo coerente, até mesmo para ajudar os migos. 

Mantenha uma frequência de publicações

Quando você cria uma frequência, os seus leitores saberão que todos os dias naquele horário terá um post saído do forno prontinho para ser lido. Isso faz com que suas visitas diárias cresçam e eles voltem mais vezes. Estipule um horário, ou até mesmo dias da semana. Tem pessoas que têm um dia especial para cada coisa, por exemplo:

Segunda: Resenha
Terça: Tag
Quarta: Indicação
Quinta: Resenha
Sexta: 5 motivos para ler/assistir determinada coisa
Sábado: Recebidos da semana
Domingo: Post aleatório.

Com isso, as pessoas vão saber que todas as segundas e quintas, têm resenha nova em seu perfil. Claro que isso é só um pequeno exemplo, você pode adaptar e deixar do seu jeitinho. Eu não faço assim, até mesmo porque provavelmente não iria conseguir manter a sequência haha, mas com você pode dar certo. 

Se dedique

Separe um dia da sua semana, ou até mesmo algumas poucas horas, para decidir o futuro do seu Instagram. Prepare os posts da semana, as fotos com alta qualidade e tudo mais que for necessário. Caso precise, utilize uma agenda e anote tudo o que irá fazer ao longo dos dias seguintes, sempre deixando um tempo diário para dedicar-se a seu perfil. 



Não compre seguidores

No que vai adiantar você ter 100 mil seguidores se são todos fantasmas e nenhum interage? Quando você faz um trabalho limpo, você fica reconhecido honestamente. Vemos por aí perfis com milhares de seguidores e menos de 500 likes, isso é horrível e acaba ficando mal visto. Use essas dicas e construa sua própria reputação, conquiste seus seguidores e crie laços de família com eles. 


Uma das coisas mais importantes: Não ache que você irá criar hoje seu Instagram, e amanhã ele será um dos mais famosos, simplesmente porque ele não vai (A não ser que você tenha uma indicação do Felipe Neto hahaha), mas como isso provavelmente não irá acontecer, você tem que lutar para crescer.

Não importa se você tem 20 seguidores ou 20 mil, produza um bom conteúdo, independente de quantas pessoas irão ler. Não deixe de fazer algo só porque você não tem seguidores, uma hora eles chegarão. 

Espero muito que essas dicas te ajudem a construir ou alavancar seu instagram literário. Essas orientações também servem para perfis que tratam de outros assuntos, basta adaptar. Se quiserem mais posts com o tema PRODUTIVIDADE, deixem nos comentários, que eu irei trazer. 

Muito Obrigado por terem lido e deixem suas opiniões. Caso tenham mais dicas de como crescer no instagram, deixe a baixo, para que os outros possam ler. Beijão e até o próximo post.





































You Might Also Like

12 Comments

  1. Achei demais as dicas.. Ainda não fiz meu ig literário pq tô esperando minha estante estar pronta. Mas quero começar logo, e nada melhor que começar com essas dicas MARAVILHOSAS. ❤Melissa❤

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiz.
    Esse post parece que foi feito pra mim. Ainda estou começando no Instagram, e confesso que está bem difícil ter criatividade para tirar fotos sempre. Sem contar na qualidade, que é preferível que seja boa etc. Mas enfim, não vou desistir.

    Obrigada pelas dicas!

    Beijão.
    cantinhodaescritaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sim meu amor, #issoémarketingmeuzamores! HAHA
    Amei as dicas, muitas eu já sei e tento ao máximo, como por exemplo as fotos com qualidade, Instagram é muito visual e a qualidade das fotos é o básico para quem quer entrar nesse mundo. Os horários eu tenho uma noção básica e concordo plenamente com a questão do domingo xD

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiz!

    Muito boas essas suas dicas, vou anotar todas! Parabéns!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  5. Se eu sou sua fã? Claro baby! Escritora Jadna Alana vai seguir todas as suas dicas. Obrigada amore.

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicaaaaas. E concordo com todas elas, o importante é conhecer seu público! <3 Parabéns, o post ficou lindo e dinâmico com dicas perfeitas.!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei suas dicas irei utiliza-lás no meu instagram. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Adorei suas dicas, estão me ajudando muito no meu ig.
    Vem conhecer!

    https://www.instagram.com/floristaliteraria/

    ResponderExcluir
  9. Boas dicas 😊
    Se quiserem podem seguir-me,
    https://www.instagram.com/turnthepageinfinitely/

    ResponderExcluir
  10. amei as dicas! super me ajudou! obrigada!

    ResponderExcluir
  11. MUITO OBRIGADA! Eu e minha prima estamos começando um igliterário pois queremos expandir nosso blog e isso nos ajudou demais! Obrigada, obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Euzinha aquii, só anotandoo tudinhoo kkk...adorei as dicas. Ainda tô planejando o meu...rs
    Bjim!!!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Instagram

Subscribe