Como fazer mapas mentais

junho 01, 2018



Está com dificuldade em aprender o conteúdo? Não sabe mais como melhorar seu desempenho acadêmico ou de estudos para o vestibular? Seus dias de dor e sofrimento acabaram, pois hoje eu irei te ensinar a fazer MAPAS MENTAIS, que vêm se intensificando na vida dos estudantes de todo o mundo.

Antes de iniciarmos o passo a passo você deve entender quais são as finalidades de construir um mapa mental. Ele serve para facilitar seu entendimento da matéria com uma dose de ilustração, ou seja, é uma maneira de você se divertir enquanto estuda. Mas não pense que é só pegar textos prontos do seu caderno ou internet e reescrever em um sulfite. O real objetivo dele é fazer com que você pesquise o conteúdo, assista à vídeo aulas, entenda completamente e apenas depois o construa.

Existem diversas plataformas online onde você pode elaborar mapas mentais. Porém, quando fazemos na prática, nosso cérebro tende a fixar as ideias com mais facilidade, ampliando nosso aprendizado.

OBS: Se você ainda não viu o post anterior sobre Foco + Motivação nos estudos corre para ver porque está bem bacana. Basta CLICAR AQUI. Agora vamos lá:

COMO FAZER MAPAS MENTAIS

1- Materiais.

Você não precisa ter uma enorme coleção de canetas coloridas, cadernos lindos ou materiais caros. Com ferramentas simples, você pode fazer um belo mapa mental. Eu sempre utilizo um sulfite na horizontal, canetinhas e marca-textos coloridos, e caneta azul ou preta.

2- Selecione a matéria e assunto a ser mapeado.

Com um marca texto ou caneta chamativa, escreva no centro da folha o nome da matéria que está estudando e em baixo coloque um subtítulo, com o tema que irá abordar.



3- Faça setas.

Para não deixar os tópicos em qualquer lugar da folha, desenhe setas que guiam você para eles. Assim, além de ficar mais bonito visualmente, irá te ajudar a não ficar perdido na hora da revisão.



4- Escreva a explicação.

Agora é hora de usar a criatividade. Aqui você vai escrever RESUMIDAMENTE a explicação do tópico (é importante dividir em tópicos os temas do assunto). Você pode desenhar balões, quadrados, círculos, usar post-its ou cores para escrever. Isso é muito importante para memorizar o conteúdo, principalmente se assim como eu você tiver memória visual, pois na hora da prova seu cérebro irá lembrar que tal informação estava escrita de tal jeito naquele cantinho do papel.

ps: esse meu mapa mental ficou uma bagunça porque eu quis mostrar pra vocês os diferentes tipos de componentes que ele pode conter (setas, balões, fontes, etc...) 

Pode-se perceber que fazer mapas mentais é um trabalho fácil e divertido, que te ajudará na compreensão e mudará seu desempenho em avaliações e vestibulares. É possível se divertir enquanto estuda, agora bora botar na prática e arrasar nos estudos.

Por hoje é isso pessoal, espero que tenha ajudado vocês. Comentem o que acharam e deixem suas dúvidas e sugestões para novas postagens.
Beijão.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Vou colocar em prática ainda hoje. Com as provas chegando, estes posts estão sendo de grande ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaaa!
      Ah que bom que você está gostando das dicas. Pode esperar que ainda virão muitas novidades em breve que irão te ajudar ainda mais.
      Beijão e Boas provas <3

      Excluir

Subscribe