Harry Potter e a Pedra Filosofal: 5 diferenças entre o livro e o filme

agosto 31, 2017


Olá meus amores! Tudo bem?  

Estou relendo a série Harry Potter em um projeto de leitura conjunta, que está sendo organizado pela Rafa do @rafaela.leituraterapia ( CLIQUE AQUI para conhece-la). O principal objetivo, é compararmos o livro e o filme, em especial notarmos as diferenças.

DIFERENÇA 1: No filme, a vida sofrida de Harry por causa dos tios, é menos retratada. Já no livro, chega a ser agoniante ler sobre a vida do garoto naquela casa de trouxas.

DIFERENÇA 2: No filme, um dos obstáculos para chegar à pedra filosofal foi totalmente ignorado: O desafio das poções. É uma parte tão boa do livro, poderiam ter deixado.

DIFERENÇA 3: Ainda nos desafios, o trasgo montanhês posto pelo professor Quirell, no qual os jovens têm que passar para chegarem à outra porta, é retirado da adaptação. Já no livro, essa cena é existente.

DIFERENÇA 4: Personagens secundários, como o Pirraça, deveriam aparecer no filme, já que alguns são extremamente sensacionais no livro.

DIFERENÇA 5:  Neville tem uma participação maravilhosa no livro, durante várias partes da história, percebemos que ele estava presente, o que faltou nos filmes.



Essas são as 5 diferenças que encontrei. Sabemos que é praticamente impossível todas as cenas retratadas no livro estarem presentes no filme. Mas mesmo assim, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi uma ótima adaptação, conseguiu manter os pontos mais cruciais e explicou muito bem todos os acontecimentos.

Espero que tenham gostado desse post. Logo mais irei trazer as diferenças entre o livro e o filme de “HP e a Câmara Secreta”.
Beijão!!


You Might Also Like

15 comentários

  1. Nossa, são muitas diferenças mesmo. Acho que o diretor dos filmes, deveriam pensar que os fãs do livros, vão gostar do filme pelos detalhes que o livro faz, então cada detalhe é necessario.
    Mas, ainda assim, Harry Potter é um filme muito bom
    By: Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, são os menores detalhes que fazem toda a diferença. A parte das poções foi tão boa no livro, poderia estar presente no filme. Mas enfim, não tem nem como discutir, HP,tanto filme, quanto livro, são maravilhosos.
      Muito obrigado por comentar. Beijão!!

      Excluir
  2. E ai Luiz! Adorei a listinha de diferenças, realmente dos livros para os filmes existem muitas delas.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Hey!
    Eu assisti todos os filmes de HP mas não li nenhum dos livros ainda, espero poder ler em breve (quando eu tomar vergonha na cara e comprar), então acabei não associando as diferenças, mas espero poder aproveitar em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não lí nem vi nada do universo HP, acredita? rs
    Mas é porque eu não gosto muito.
    No entanto, eu concordo com você sobre a diferença 4 que você pontuou.
    E na verdade, não gosto de adaptações cinematográficas de livros que não tenham todos os personagens nem que seja em uma cena super rápida.
    Sei lá... A gente fica na expectativa de ver aquele personagem personificado, né?
    Apesar de não curtir Harry Potter, eu tiro o chapéu para todo o sucesso que as obras conquistaram. Esse sucesso todo é algo dificílimo de se alcançar.
    Gostei da postagem e deu pra perceber que você é super fã, né? Abraço! Sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  6. Amei o post e espero ver outros iguais a esse.
    Realmente as diferenças são bem pontuadas entre o livro e o filme, mas ainda acho que este aqui foi um dos melhores adaptados da saga do bruxinho.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luiz!
    Eita projeto bacana!
    Já assisti a todos os filmes e li o primeiro e terceiro livros. Não lembro de muita coisa do primeiro, mas o terceiro tem tanta coisa diferente. rsrs...
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiz,
    Só li os dois últimos livros dessa série e já sinto muitas diferenças em relação a abordagem filme x Livros.
    Quero muito começar a série dos primeiro livro e fazer essa analise que você fez. Acho o universo HP nos livros muito mais rica do que o filme foi capaz de mostrar.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tudo bom?
    Eu amo os livros do Harry, e sei que há algumas diferenças no filme, mas ainda assim sou apaixonada, sempre faço maratona de ambos.
    beijos, Joyce de Freitas

    ResponderExcluir
  10. Eu só vi o primeiro e o terceiro filmes eu acredito e nem pensar em ler os livros porque não são muito do meu gosto. Eu sou uma das poucas que não curte o espírito de HP sabe? Então para mim não faz muita diferença, mas se for optar, prefiro os filmes.

    Greice

    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Estou relendo HP1 e nossa já achei algumas diferenças, até em relação a características física dos personagens kkk tirando algumas mudanças realmente gritantes em relação ao filme, as 5 que você citou são só realmente algumas que aconteceram, mas de qualquer forma tanto filme quanto livro são maravilhosos e trazem seus pontos positivos!

    Bjs, Sorteio Ativo, serão 3 ganhadores e um deles levara para casa um Exemplar de Fuck Love da Faro Editorial! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  12. Lembro que na primeira vez que assisti ao filme fiquei me perguntando onde estava o Pirraça, não acredito que não o havia visto, tanto que assisti outras vezes até admitir que ele havia sido cortado, o que foi uma pena, pois eu me diverti com ele na história.

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Já li os livros mais de 20 vezes cada um e sempre que algum dos filmes está passando na tv eu paro para assistir.
    Eu queria fazer isso um dia, assistir ao filme logo após finalizar o respectivo livro e ir anotando as diferenças.
    Até porque se eu for para pra pensar na história nesse monento, eu confundo quais cenas aconteceram no livro quais aconteceram no filme.
    Adorei o post.
    Deu vontarde de reler a série.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, amore!
    Conforme fui lendo seu post, fui pensando: Não é que ele está certo? Eu assisti todos os filmes antes de ler e acho que eles ficaram mais registrados em minha mente.
    O Neville é um dos meus personagens preferidos da vida ♥
    Preciso reler e rever rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir

Subscribe